Apoio aos afetados com o Alzheimer
Apoio aos afetados com o Alzheimer: como ajudar alguém com doença de Alzheimer.
Descobrir que alguém que você ama tem Alzheimer pode ser uma experiência avassaladora. Como cuidador, há algo que você possa fazer para ajudar seu ente querido a lidar com o diagnóstico? Felizmente, você pode ser uma fonte valiosa de apoio à doença de Alzheimer à medida que eles se ajustam às novas realidades de suas vidas. Se o seu ente querido mora em casa ou se mudar para um abrigo onde possa ser monitorado mais de perto, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo nos estágios da doença:
Acessem o meu canal Insight_Mente através deste link.
1. Ouça
Não importa em que estágio da doença de Alzheimer seu ente querido esteja, ele sempre pode se beneficiar ao compartilhar seus pensamentos e sentimentos com alguém que se importa. Se eles querem contar histórias de dias passados ou discutir sobre as diversas faces do Alzheimer, dar a eles o sinal verde para falar sobre o que está em sua mente ajuda de duas maneiras. Primeiro, oferece-lhes uma oportunidade de praticar suas habilidades de comunicação. A doença de Alzheimer às vezes compromete as habilidades de linguagem, então verbalizar pensamentos e sentimentos é um exercício mental que pode ser benéfico. Em segundo lugar, deixá-los saber que você deseja se comunicar os ajuda a continuar se sentindo conectados a você em um momento em que eles podem começar a se sentir isolados.
2. Incentive a comunicação
Embora ouvir seja provavelmente a parte mais importante da comunicação com seu ente querido, respondendo a ele de maneira apropriada, você também pode ajudá-lo a explorar e expressar seus sentimentos em um nível mais profundo. Se a doença de Alzheimer não teve um efeito adverso nas habilidades verbais de seu ente querido e ele pode se comunicar sem ficar frustrado, você pode fazer perguntas abertas destinadas a fazê-lo realmente pensar sobre suas respostas. Por outro lado, se você vir seu ente querido lutando para encontrar as palavras ou se ele parecer frustrado ao tentar falar, você pode fazer perguntas simples de sim e não para ajudá-lo a transmitir sua mensagem.
3. Espere mudanças
A doença de Alzheimer é uma doença progressiva e degenerativa que afeta a todos de maneira diferente. Às vezes, a única coisa em que entes queridos e cuidadores podem confiar é que não há nada de tão previsível com esta doença. As necessidades, emoções e independência de seu ente querido mudarão de semana para semana, às vezes até de hora para hora. Alguém que parece estar tendo um dia excepcionalmente bom pela manhã pode ter uma noite excepcionalmente difícil no mesmo dia. Esteja preparado para mudanças e procure aconselhamento médico confiável para não ser pego de surpresa quando elas ocorrerem.
4. Esteja lá
Ninguém pode contestar que é difícil ver alguém com quem você se importa perder o senso de identidade ou independência. Mas, por mais difícil que seja para seus entes queridos, é ainda mais difícil para as pessoas com Alzheimer ver as pessoas com quem contavam desaparecer de repente. Se a distância ou outros compromissos dificultarem o contato, tente manter contato por telefone, mas tome cuidado para não evitar a pessoa de quem você ame.
5. Esteja preparado para perdoar
À medida que a doença de Alzheimer progride e seu ente querido abre mão de mais de sua liberdade, ele pode ficar frustrado. Às vezes, a frustração é desabafada na presença das pessoas mais próximas a eles, mas isso não significa que eles estão com raiva de você. Embora essas expressões possam ser difíceis de lidar, lembre-se de que seu ente querido está passando por uma jornada difícil e enfrentando muitos problemas de fim de vida. Qualquer explosão que eles possam ter terá pouco ou nada a ver com você e provavelmente será esquecido por eles no futuro bem quase que instantâneo. Aprenda a esperar tais desafios e superá-los com amor e compreensão.
À medida que você oferece suporte ao afetado pelo Alzheimer, lembre-se de que também é importante continuar cuidando de si mesmo. O sono adequado e uma boa alimentação são essenciais ao lidar com qualquer tipo de estresse e cuidar de si mesmo ajudará muito a cuidar melhor de seu ente querido.
Se gostou deste conteúdo, não esquece de deixar o seu like e seguir a página, compartilhar com quem você ama, aproveita e divide as suas experiências com a gente, deixando o seu comentário. Obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário