sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Depressão - Conhecendo a Depressão


                                                                 Depressão 

  

Conhecendo a Depressão 

  

Quando as pessoas falam sobre depressão, muitas vezes estão se referindo apenas a um sentimento geral, humor baixo ou melancólico que pode tê-las pego de surpresa brevemente. Na verdade, o termo é frequentemente usado de forma leviana e ocasional após algum evento relativamente com menor intensidade, como a perda do seu time do coração e as palavras “Vou ficar deprimido agora” podem ser seguidas por uma risada irônica ou um tapa nas costas. Por outro lado, alguns veem a depressão apenas como um grave distúrbio mental e atribuem a ela todos os tipos de preconceitos quanto ao caráter e capacidade mais gerais do sofredor e a veem apenas como um sinal de fraqueza, cuja consequência é evitar o sofredor a todo custo. 

  

No primeiro caso o termo está sendo mal utilizado, no segundo é mal compreendido. A depressão pode assumir muitas formas e ter muitas causas, mas o que a distingue da tristeza periódica ou dos incidentes de resposta negativa é que a depressão é algo sustentado ao longo do tempo. Não é algo que se sente breve e rapidamente é esquecido ou facilmente distraído; dura por um período de tempo e é recorrente. Esses períodos prolongados de depressão afetarão inevitavelmente a atitude e a resposta do sofredor à sua vida e ao ambiente e é essa mudança de comportamento e atitude que geralmente é mais perceptível por amigos e associados. 

  

Nos estágios iniciais ou em casos mais leves de depressão, um sofredor pode simplesmente ser apático ou não ter energia mental ou física. Eles podem ter uma visão negativa de sua vida ou circunstâncias, ou ainda tornar-se especialmente mórbidos. Tudo isso está dentro do alcance natural do comportamento humano e, muitas vezes, é preciso um bom amigo ou parente para saber se tal mudança ocorreu em um indivíduo. Se você não sabia que uma pessoa já foi muito ativa e otimista, pode não notar que agora ela é lenta e retraída. A depressão pode começar quase trivialmente, devido ao cansaço ou estresse, mas à medida que se repete ao longo do tempo começa a afetar os recursos mentais e físicos do sofredor e se torna, ela mesma, a causa de problemas maiores. Descobrir sobre a depressão desde cedo pode poupar muitas dificuldades com o passar do tempo. Por isso devemos sempre estar atentos aos sinais do nosso corpo e mente, ou das pessoas a nossa volta, é uma doença complexa e de difícil entendimento, e só um especialista pode traçar uma linha de tratamento e guiar o enfermo pelo melhor caminho, no entanto, alguns sinais de tristeza prolongada, apatia, isolamento social e falta de energia constante, podem ascender o alerta para que algo de ruim. 

Não se trata de uma observação pericial sobre o comportamento das pessoas a nossa volta, mas de conscientização e informação, quanto mais conhecimento geral acerca dos diversos tema do mundo que nos rodeia, mais chances teremos de ajudar, e ser ajudado, pois no lugar em que um está, um dia pode ser o nosso, estamos no mundo para o bem e o mal, e nunca saberemos o quanto e quando ele pode chegar até nós.  

 

Para mais temas sobre esses e demais assuntos acessem o  

Blogger : https://insight-mente.blogspot.com/  

semanalmente serão disponibilizados conteúdos que com certeza enriquecerão a sua vida. Me segue nas redes sociais : 

 https://www.facebook.com/insightthemind,  

@Insight_mente 

  https://twitter.com/Insight_Mente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprenda Inglês Com Histórias ( Crianças de 7 a 12 anos de idade)

Aprenda Inglês Com Histórias (Crianças de 7 a 12 anos de idade) 📚 Aprender inglês nunca foi tão divertido! Imagine seu filho mergul...